Em comemoração aos 50 anos de tombamento do Forte de Coimbra pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, a Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), o IPHAN/MS, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Exército Brasileiro/Comando Militar do Oeste, realizarão um encontro com palestras e apresentações de documentários.

Localizada na margem direita do Rio Paraguai, distrito de Coimbra, em Corumbá (MS), a edificação foi tombada em 1974 e inscrita nos Livros do Tombo Histórico e no Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O Forte de Coimbra é um representante da arquitetura militar portuguesa no século XVIII e foi construído com rocha balsática e argamassa de saibro e cal. A fortificação pertence ao Exército Brasileiro e é mantida pela 3ª Companhia de Fronteira, unidade militar da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste.

O superintendente do IPHAN/MS, João Henrique dos Santos, destaca que o Forte tem papel fundamental na proteção do território brasileiro e na consolidação dos limites nacionais. “Esta fortificação é uma das poucas no Brasil que teve o ‘batismo de sangue’, como os estudiosos chamam os locais que tiveram conflitos bélicos. As características arquitetônicas e paisagísticas também foram importantes para o primeiro tombamento do IPHAN na região sul do antigo Mato Grosso”.

A programação também terá visitas guiadas ao Museu de História do Pantanal (Muhpan), Instituto Homem Pantaneiro e ao Forte Junqueira. Para a coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio, Lauzie Xavier, o objetivo do evento é o resgate da história e da cultura local. “Queremos colocar os jovens em contato com o Forte de Coimbra e com especialistas para que entendam a importância da preservação do nosso patrimônio”.

O autor do livro “Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul”, arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, participará da programação apresentando a palestra “A Fortaleza e a Fé”, com base em um dos livros do Gen. Raul Silveira de Mello. “Vou reunir nessa apresentação a questão da implantação de Coimbra, os elementos arquitetônicos, as etapas de construção da capela e a importância de Nossa Senhora do Carmo na história do Forte, que tem uma presença na cultura local”.

A programação do dia 23 (sábado) será aberta a toda a comunidade e as inscrições poderão ser feitas no Centro de Convenções do Pantanal, local do evento.

Programação dia 23/11 (sábado) – Centro de Convenções do Pantanal

08h – Credenciamento e abertura do evento

08h20 – Palestra “Arquitetura Militar Moderna” – Dra. Margareth Escobar Ribas (UFMS)

08h40 – Palestra “O projeto de restauração do Forte de Coimbra” – Ten. Kauanna Lourdes Vasconcelos de Sousa

09h – Coffee break

09h20 – Palestra “A Fortaleza e a Fé” – Msc. Rubens da Costa Marques

09h40 – Debate

12h – Almoço livre

14h20 – Palestra “Plano de conservação do Forte de Coimbra e os desafios para sua gestão” – Msc. João Henrique dos Santos (superintendente do IPHAN/MS)

14h40 – Apresentação “Dossiê da Festa N. Senhora do Carmo” – Msc. Lívia Gaertner (Prefeitura Municipal de Corumbá)

15h – Coffee break

15h20 – Palestra “O Contexto Sociocultural da Festividade de N. Sra do Carmo em Forte de Coimbra” – Dr. Joelson Pereira (UFGD)

15h40 – Debate

16h – Encerramento

***Com informações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul

Por Assessoria de Comunicação Institucional