Com a intenção de ampliar a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho do Mato Grosso do Sul, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul (SRTE-MS), firmou uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no início de agosto. A parceria tem como foco o setor industrial.

Esta é uma iniciativa inédita que conta com a cartilha Desenvolvimento de Competências para Gestão da Diversidade, elaborada por professores e acadêmicos da UCDB, como base para a produção de um curso de microcertificação na modalidade EAD, que será ofertado – gratuitamente – aos alunos do ensino básico da rede SESI e aos trabalhadores da indústria sul-mato-grossense.

O superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, afirma que a parceria desencadeia mudanças na postura das organizações e no reconhecimento do profissional. “Queremos provocar uma mudança de cultura nas organizações, mostrando que a diversidade fortalece as relações e amplia a produtividade. Esta parceria nos ajuda a romper barreiras históricas com base no conhecimento, na prática e na valorização de cada indivíduo.”

O curso será disponibilizado na plataforma educacional do SESI e servirá como referência de boas práticas, recomendado pela SRTE-MS. A previsão é de que as aulas tenham início ainda em 2025.

Por Da Redação