Por meio de triagens presenciais e on-line, a Turma do Bem seleciona crianças e
adolescentes de todo o Brasil para receberem atendimento completo e gratuito!
Há 20 anos, os Dentistas do Bem promovem triagens para selecionar jovens de baixa
renda para receberem tratamento odontológico gratuito. E até hoje, mais de 85 mil
adolescentes já foram atendidos por esses profissionais que atuam de forma voluntária
levando saúde bucal para todo o Brasil, 12 países da América Latina e Portugal.

Principal programa da Turma do Bem, o Dentista do Bem seleciona jovens de 11 a 17 anos para receberem tratamento odontológico gratuito por meio de triagens presenciais e on-line. As triagens presenciais ocorrem em cooperação com escolas da rede pública das cidades ou com outras organizações sociais parceiras. Selecionado o local da ação, Dentistas do Bem do município escolhido vão até a escola/organização e realizam a avaliação odontológica nas crianças e adolescentes. Nas triagens, ainda é feita uma palestra que ensina os jovens a fazer a higiene bucal correta.

Em Corumbá/MS a parceria foi feita com o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e os dentistas do programa Turma do Bem estiveram nesta sexta-feira, dia 03, na sede da instituição realizando a triagem.

As triagens da Turma do Bem identificam jovens de baixa renda que necessitam de
tratamento odontológico e proporcionam a eles qualidade de vida por meio do acesso à
saúde bucal. “Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca,
tende a ser um adulto menos feliz. Quem sente dor e não possui dentes saudáveis não
estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não se relaciona afetivamente e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os jovens menos favorecidos e com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. Os dentistas voluntários atendem em seus próprios consultórios até o jovem completar 18 anos. O tratamento é gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.