O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base de 2023, será liberado para os nascidos em fevereiro, nesta segunda-feira (17). Os servidores públicos, que têm direito ao Pasep, recebem pelo Banco do Brasil; já os trabalhadores da iniciativa privada recebem o pagamento do PIS pela Caixa Econômica Federal.

Cerca de 1,7mi de empregados de empresas privadas e 266.760 servidores públicos receberão, coletivamente, mais de R$ 2 bilhões. Os servidores que possuem conta no Banco do Brasil receberão o crédito automaticamente.

Quem recebe PIS/Pasep?

Pessoas que receberam até dois salários mínimos e trabalharam por pelo menos 30 dias com registro formal, no ano-base (2023), e está inscrito há cinco anos, no mínimo, no programa PIS/Pasep. O beneficiário também deve ter os dados corretamente informados, pelo patrão, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep?

O trabalhador pode consultar se tem direito ao abono salarial por meio do aplicativo de celular Carteira de Trabalho Digital ou do atendimento do Alô Trabalho, canal telefônico de número 158, que funciona das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.


Caso consulte por meio do aplicativo, a dica é: acesse a aba “Benefícios” e, depois, selecione a opção “Abono salarial”.

Qual é o valor do pagamento do PIS/Pasep

O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, tem direito a metade do valor do salário mínimo.

Por Maria Eduarda Metran