A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul está participando, nesta quarta-feira (22), do “Dia D”, da operação nacional “Virtude”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater crimes praticados contra pessoas idosas em todo o país. A ação, que será realizada durante todo o mês de outubro, tem como foco a verificação de denúncias e ações preventivas voltadas à proteção da população idosa.

Hoje, a operação está sendo realizada simultaneamente em todos os estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, todos os municípios estão participando das atividades, com equipes da Polícia Civil realizando averiguações de denúncias recebidas pelo Disque 100.

Até o momento, nenhuma denúncia verificada na data de hoje foi confirmada no Estado. Em Dourados, as equipes iniciaram as atividades no início da manhã, mas não há registros de prisões ou apreensões. Em Campo Grande, a 2ª Delegacia realizou visitas a asilos localizados na região do Segredo, com o objetivo de orientar idosos sobre crimes praticados contra a pessoa idosa e alertar quanto a cuidados para evitar golpes.

Durante a ação, os policiais civis conversaram com cerca de 140 idosos repassando informações sobre os principais direitos da pessoa idosa, bem como formas de identificar e denunciar situações de violência, maus-tratos, abandono e exploração financeira.

Os idosos também receberam orientações sobre golpes comuns praticados contra esta faixa etária, como o do falso parente, do bilhete premiado, de falsas centrais bancárias e de aplicativos de mensagens.

O balanço geral da operação será divulgada no final do mês de outubro, quando encerrarem todas as ações. 

Por Assessoria de Comunicação