A Prefeitura de Corumbá empossou na manhã desta terça-feira, 04 de julho, os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) para o biênio 2023/2025. A solenidade contou com presenças do prefeito Marcelo Iunes e da primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“Quero agradecer a todos vocês pela participação no Conselho, podem contar com a Prefeitura e com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Sabemos que a Secretaria e o Conselho são independentes, mas trabalhando harmonicamente, quem vai ganhar é a nossa população. Deixo a Prefeitura à disposição de vocês para continuarmos essa parceria. Nossa administração criou e ativou vários Conselhos. A existência dos Conselhos é muito importante porque além de fiscalizarem, ajudam a administrar”, disse Marcelo Iunes.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, destacou que o Poder Público é “parceiro” do Conselho para fazer com que as políticas públicas cheguem onde realmente precisam. “O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é bastante atuante e é isso que precisamos. Colocamos a Secretaria de Assistência  Social como parceira e estamos aqui para somar, à disposição para que tenhamos diálogo com a finalidade de construir, da melhor forma possível, as políticas públicas para a melhor idade”, completou a secretária.

Suzana da Silva Baruki Correa, que deixou o cargo de presidente com o fim do biênio 2021/2023 do CMDDPI, destacou o trabalho em parceria. “Gostaria de enfatizar a grande parceria do Conselho com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de  Assistência Social. No ano de 2023 tivemos várias  ações, vários projetos deliberados, aprovados e encaminhados à Secretaria”, disse.

O Conselho

O Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso na cidade. Tem como atribuições desenvolver atividades que visem à defesa e ampliação dos direitos dos idosos; apoiar ações que promovam sua participação nos diversos setores da atividade comunitária; propor medidas para eliminar toda e qualquer disposição discriminatória e receber denúncias sobre qualquer forma de desrespeito ao idoso e promover estudos e debates sobre questões que afetam os idosos e analisar sugestões recebidas da sociedade.

O CMDDPI é um órgão permanente, paritário, deliberativo, consultivo, formador e controlador das ações voltadas para o idoso no âmbito do Município de Corumbá, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão do Poder Executivo, gestor das Políticas de Assistência Social do Município.

A designação para compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa não implicará remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante. Confira abaixo os membros para o biênio 2023/2025.

Representantes Governamentais 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
TITULAR SUPLENTE
Suzana da Silva Baruki Correa Janne da Costa Garcia Queiros
Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim Maria Auxiliadora Figueiredo do Couto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TITULAR SUPLENTE

Rosa Alice de Vasconcelos

Judith Rodrigues Alves dos Santos

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
TITULAR SUPLENTE
Gleidson Fontes da Rosa Deiza Fernandes de Pinho
FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CORUMBÁ – FUNEC
TITULAR SUPLENTE
Tereza Cristina Carvalho de Arruda Costa Edvânia Brandão da Silva

Representantes Não Governamentais 

ASILO SÃO JOSÉ DA VELHICE DESAMPARADA
TITULAR SUPLENTE

Josiane Cecilia Batista de Almeida Cruz

Claudius D. Delgado

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTA
TITULAR SUPLENTE

Carlos Alberto Vieira Torres

Roque Bareiro

DIOCESE DE CORUMBÁ
TITULAR SUPLENTE

Denilce Rodrigues da Silva

Elenice de Fátima Cruz Cabral

CONSELHO REGIONAL DE MINISTROS EVANGÉLICOS
TITULAR SUPLENTE
José Cícero Moreira Francisco Alberto Monteiro Marcos
CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL – CRESS
TITULAR SUPLENTE

Viviane Auxiliadora Alves Ibarra

Ana Laura Gomes da Silva Carvalho

Por Assessoria de Comunicação Institucional