Uma das três reféns israelenses que seriam libertadas nesta quinta-feira (30) pelo Hamas já foi entregue. O Exército de Israel confirmou que Agam Berger chegou ao território israelense após ser entregue à Cruz Vermelha em Jabalia, no norte de Gaza. A soltura ocorre como parte de uma troca em que 110 palestinos detidos por Israel serão libertados.
Berger, de 20 anos, foi capturada pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, enquanto servia perto da Faixa de Gaza. Após a entrega, foi levada por militares a um palco improvisado, onde acenou para uma multidão em meio a um cenário de destruição. Ainda hoje, também devem ser soltos Arbel Yehud, de 29 anos, e Gadi Moses, um israelense-alemão de 80 anos.
Além deles, cinco cidadãos tailandeses podem ser libertados fora do acordo de trégua, que prevê ainda uma nova troca no sábado (1º). Desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, Israel já libertou 290 palestinos em troca de sete reféns israelenses.
O cessar-fogo, com duração de seis semanas, também permitiu que mais de 376 mil palestinos deslocados pela guerra retornassem ao norte de Gaza, segundo a ONU. O Hamas classificou o movimento como uma “vitória”, enquanto quase toda a população da Faixa de Gaza, cerca de 2,4 milhões de pessoas, foi afetada pelos deslocamentos.
*com informações da Agência Brasil