Os consultores da Unesco no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sylvio Carneiro de Farias e Marco Aurélio S. Máximo, e o chefe do escritório técnico da instituição em Corumbá, Neilson Flores fizeram parte de uma atividade de vistoria, com representantes do poder executivo municipal, aos prédios históricos contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) – Cidades Históricas.
Esta modalidade do Pac é voltada para obras de restauração e requalificação para a preservação dos patrimônios materiais do Brasil. Os prédios beneficiados pelo programa são da Comissão Mista Brasil-Bolívia, da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) e do antigo Mercadão Municipal. A previsão é de que seja investido na infraestrutura corumbaense cerca de R$ 17,8 milhões.
Confira os monumentos e espaços físicos tombados de Corumbá
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônico Histórico de Corumbá (Fuphan), Lauzie Salazar, existem ainda seis obras em análise para aprovação. ” […] nosso objetivo é licitar, neste ano, o maior número possível de projetos. Essas visitas permitem conhecer todos os prédios que estão com processos em análise”.
