Wilson Aquino – Jornalista e Professor

Todos os anos, revisitamos a história que associa o Dia Internacional da Mulher à trágica morte de 129 operárias em um incêndio criminoso ocorrido em Nova York, no dia 8 de março de 1957. No entanto, independentemente de eventos históricos específicos, é inegável que as mulheres merecem reconhecimento e admiração contínuos por sua contribuição vital à sociedade.

Desde os primórdios da humanidade, as mulheres desempenham seu papel com determinação e sabedoria, mesmo diante de grandes desafios. Apesar da percepção de fragilidade física, elas são fortes, resilientes e persistentes na busca pela sobrevivência.

Em defesa da família, as mulheres demonstram uma coragem e determinação equiparáveis à de uma leoa, revelando uma força interior imensurável. Ao mesmo tempo, são sábias, inteligentes e persistentes na busca por seus sonhos e metas.

Ao longo da história da humanidade, as mulheres têm se tornado cada vez mais fortes e competitivas. Com garra e perseverança, conquistaram seu verdadeiro lugar ao lado dos homens, não mais atrás, como era previamente concebido.

Hoje, as mulheres são maioria nas universidades brasileiras e em muitos outros países. Elas representam a maioria do eleitorado nacional e são proeminentes em diversos setores da economia, como o comércio, onde se destacam como excelentes comunicadoras e negociadoras. Sua eficiência é inquestionável em todas as áreas.

As mulheres têm buscado conhecimento e evoluído intelectualmente, derrubando gradualmente as barreiras do preconceito e da discriminação que permeiam a sociedade.

Apesar dos avanços, ainda há muito a ser conquistado, especialmente no âmbito familiar, o santuário de qualquer indivíduo. Infelizmente, é nesse contexto que muitas mulheres enfrentam violência, maus-tratos, desrespeito e até o lamentável feminicídio, frequentemente perpetrados por aqueles que deveriam ser seus parceiros na busca por um lar feliz e seguro.

A violência contra as mulheres é reflexo da falta de educação e respeito por parte de certos homens, que talvez se sintam ameaçados pelo progresso e sucesso feminino em todas as esferas da vida.

Independentemente das motivações por trás desses atos, é imperativo que cessem. Homens e mulheres devem unir forças em busca de um mundo melhor, livre de violência e marcado pela paz e harmonia, especialmente dentro de seus lares, onde deveriam encontrar refúgio, amor, alegria e apoio mútuo.

Homens e mulheres devem lutar lado a lado por um futuro promissor para suas famílias, respeitando os princípios morais e espirituais que nos guiam, buscando sempre a felicidade plena para todos, conforme os ensinamentos de Deus.

É isso que se espera da evolução humana: que homens e mulheres trilhem juntos o caminho da bondade, respeitando a si mesmos e aos outros, seguindo os dois grandes mandamentos divinos: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo.

Neste Dia Internacional da Mulher, é crucial não apenas celebrar as conquistas passadas, mas também renovar o compromisso de apoiar e valorizar as mulheres em sua jornada rumo à igualdade e ao empoderamento pleno. Como seres espirituais, é fundamental recordar os ensinamentos de amor e respeito presentes nas Sagradas Escrituras.

A Bíblia nos oferece inúmeras passagens que destacam o valor incomparável da mulher. Em Provérbios 31:10-31, encontramos um exemplo eloquente da força, sabedoria e generosidade da mulher virtuosa, cujo valor supera o de joias preciosas.  Essa passagem nos lembra da importância de reconhecer e celebrar a contribuição das mulheres em nossas vidas e em nossa sociedade.

Além disso, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, somos chamados a amar e respeitar a todos, sem distinção de gênero. Ele exemplificou o verdadeiro significado do serviço e da compaixão, valorizando igualmente homens e mulheres em seu ministério terreno. Ao seguir os passos de Cristo, podemos construir um mundo onde todas as pessoas sejam tratadas com dignidade e igualdade, independentemente de seu sexo.

Portanto, neste dia especial, unamos nossos corações em gratidão e reconhecimento à força, à resiliência e ao poder das mulheres em nossas vidas e em nosso mundo. Que possamos continuar trabalhando juntos para criar uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as mulheres possam alcançar seu pleno potencial e contribuir significativamente para o bem-estar de todos. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Por Da Redação