Até o início da tarde desta sexta-feira (21), mais de 10 milhões de trabalhadores tinham simulado o novo crédito consignado para empregados da iniciativa privada, divulgou o Ministério do Trabalho e Emprego. Com o potencial de oferecer crédito menos caro a até 47 milhões de pessoas, a nova modalidade entrou em vigor nesta sexta-feira.

Até as 13h45 (Horário de Brasília), segundo dados da Dataprev, repassados pelo Ministério do Trabalho, foram simulados 10.455.920 pedidos de empréstimos. Desse total, 1.122.780 pessoas pediram propostas, que resultaram no fechamento de 1.244 contratos. Todo o processo foi feito por meio do aplicativo e do site Carteira de Trabalho Digital, que tem 68 milhões de trabalhadores cadastrados.

Criado por medida provisória no dia 12, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI). 

A nova modalidade permite que o trabalhador autorize o compartilhamento de dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, para contratar crédito com desconto em folha.

Com o novo programa, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão ter acesso ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial, sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de crédito consignado privado poderá triplicar, passando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões neste ano.

Crédito do trabalhador: saiba como simular empréstimo

1º passo: Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular.
2º passo: Abra o aplicativo e clique no botão “Entrar com gov.br”
3º passo: Digite o seu CPF e aperte em “Continuar”, digite a senha que usa para todas as plataformas gov.br e clique em “Entrar”
4º passo: Leia os termos de uso da plataforma e aperte em “Concordo” para aceitar os termos
5º passo: Clique no ícone de cédula de dinheiro que está na parte inferior direita da tela
6º passo: O aplicativo vai exibir informações sobre o empréstimo. Aperta na seta que aponta para a direita para seguir adiante
7º passo: Aperte em “Ir para empréstimos”
8º passo: Seleciona a opção “Fazer uma simulação” e autorize o compartilhamento dos seus dados. As propostas dos bancos serão enviadas em até 24h

Por Agência Brasil