Para divulgar a campanha Agosto Lilás, A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) lançou a cartilha “Violência contra a mulher não tem desculpa! Capacitando para o enfrentamento à violência”. O material virtual está disponível e acessível a todos em www.naosecale.ms.gov.br.
A campanha Agosto Lilás está alinhada a Lei Maria da Penha, que foi instituída em 2006 e instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Na cartilha estão expostos os modos de combater e denunciar dessa violência, além dos serviços especializados de atendimento à mulher da segurança pública e do sistema de justiça no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Portal do Governo do Estado, a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, afirma que:
“A cartilha traz conteúdos didáticos e de fácil entendimento com informações e orientações que abordam desde a história da Lei Maria da Penha; os vários tipos de violência; o ciclo da violência e onde buscar atendimento especializado em todo o Estado. E na versão online que possibilita alcançar pessoas que nem imaginamos. Conhecimento é poder. E precisamos levar informações não só às vítimas de violência, mas à população em geral. […] em tempos de pandemia, estamos trabalhando na disseminação de informações de utilidade pública para mulheres, tendo em vista que vários serviços estão sendo disponibilizados de forma online”
Em 1º de Junho a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres lançou o Mapa do Feminicídio, no qual é relatado dados obtidos através dos crimes ocorridos em 2019. De acordo com o Mapa, 77% das mortes ocorreram no local onde as mulheres deveriam sentir-se mais seguras, em casa, vítimas de armas brancas em 37% dos casos. Foram 56,66% das mulheres assassinadas por homens com quem conviviam ou relacionavam-se, 33,33% dos autores alegaram terem agido por ciúme, o que denota sentimento de posse sobre a vítima.