O teste do sistema “Defesa Civil Alerta” foi realizado na tarde deste sábado (27) em quatro cidades do Mato Grosso do Sul, mas com um atraso de 50 minutos em relação ao horário previsto. Segundo informações oficiais, a falha ocorreu em Goiás e afetou o cronograma da operação.

O experimento foi realizado em 15 cidades da região Centro-Oeste, incluindo a Cidade Branca. O objetivo do serviço de Cell Broadcast é enviar notificações para celulares com sistemas Android e iOS para alertar moradores sobre riscos naturais ou outras emergências específicas da região.

Alguns moradores de Corumbá relataram não terem sido notificados. A caixa de farmácia Gabriele Benegas, por exemplo, estranhou o som emitido pelo celular de uma colega:
“O da moça da limpeza tocou, mas foi bem baixinho, e eu perguntei o que era isso. Não sabíamos o que era e o meu não tocou”.
Outra colega de Benegas também foi notificada, mas o celular apenas vibrou.

Já a psicóloga Francielle Guedes contou que estava em uma loja no centro da cidade com a sobrinha quando os alertas começaram a tocar e a maioria das pessoas se assustaram. “De repente começou a tocar bem alto, vários celulares, levamos um susto mas logo lembramos do que se tratava. Foi um assunto bastante comentado na loja após o sinal”.

A mensagem de alerta apareceu em forma de pop-up, sobreposta ao conteúdo acessado por quem usava o aparelho naquele momento. Segundo o governo do Estado, o sistema funciona apenas em aparelhos compatíveis conectados a redes móveis 4G ou 5G. “Mesmo com aplicativos abertos, durante chamadas ou no modo silencioso, as mensagens aparecem em primeiro plano na tela”.

Além do atraso, foi analisado um erro gramatical no conteúdo da mensagem de alerta. Ao Campo Grande News, a coordenadora de gestão de informação da Defesa Civil nacional, Isabella Rufino, reforçou que a situação faz parte do período de ajustes da ferramenta e que o problema está em análise por equipes de tecnologia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. “É o momento de teste. É agora que a gente vai conseguir detectar de fato como são feitos esses procedimentos. Mas é importante ressaltar que nenhum alerta real deixou de ser enviado em nenhum momento”.

Por corumbaonline