Nessa terça-feira, dia 26 de março, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediou a Sessão Solene em celebração ao Dia do Artesão, marcada pela entrega da Medalha Conceição dos Bugres. O evento contou com a participação de destacados nomes da cultura sul-mato-grossense, entre os quais estava Seu Sebastião, ladarense reconhecido pela sua habilidade com a Viola de Cocho. A sessão reuniu uma diversificada representação de profissionais do artesanato do estado. Ao todo, 23 personalidades foram homenageadas.

A mesa diretora foi composta por autoridades ligados à cultura, incluindo o Secretário Estadual de Cultura, Cidadania e Turismo, Marcelo Miranda, o Diretor do IPHAN, João Henrique, além dos deputados Caravina e Hashioka. Também estiveram presentes a Gerente de Artesanato da FCMS, Katienka, e a representante das associações de artesanato, Jane Arguelo. A Deputada Estadual Mara Caseiro, proponente da sessão, também prestigiou o evento.

Além disso, destaca-se a trajetória e a relevância do mestre cururueiro, o Sr. Sebastião, natural de Ladário. Sua contribuição para a preservação e disseminação do cururu, uma forma tradicional de expressão cultural da região, tem sido fundamental. Ao longo dos anos, Sebastião tem dedicado sua vida ao ensino e à prática dessa manifestação artística, transmitindo seus conhecimentos para as gerações futuras e garantindo a continuidade dessa importante tradição. Sua presença na Sessão Solene do Dia do Artesão reforça a importância do reconhecimento e valorização dos mestres e guardiões da cultura popular sul-mato-grossense.

A sessão contou ainda com a presença especial do Diretor Presidente da Fundação de Turismo de Ladário, Alexandre Orichuela, que enfatizou a importância do reconhecimento concedido ao Sr. Sebastião, destacando-o como um verdadeiro tesouro vivo da cultura local. Orichuela ressaltou que homenagens como essa são fundamentais para valorizar e preservar o legado dos mestres artesãos, como Sebastião, cujo trabalho é essencial para manter viva a identidade cultural da região.

Por corumbaonline