O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, neste domingo (6), em todo Brasil, eleições internas para a escolha dos presidentes dos diretórios nacionais, estaduais e municipais. No Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet ganhou a disputa pela liderança estadual; em Corumbá, o empresário Bruno Miguéis ficará responsável por comandar o diretório municipal até 2029.

Loubet conquistou cerca de 82% dos votos válidos e derrotou Humberto Amaducci que recebeu 162 votos. O vencedor tem planos de dar continuidade a aliança estabelecida entre o partido e o governador, Eduardo Riedel (PSDB); em oposição a ideia do seu adversário que, assim como outros membros do partido, se posiciona negativamente contra esta relação com os tucanos. 

Amaducci, ex vice-presidente do PT/MS, defendeu o lançamento de candidatura própria da sigla para o governo do estado e a entrega de cargos – conquistados por meio da já citada aliança. Já o deputado federal mira em uma participação no confronto por uma cadeira no senado federal, que poderia ser apoiada pelo governador.

Corumbá

O empresário Bruno Miguéis conquistou a cadeira da presidência do partido por 153 votos contra 135 da adversária, Professora Rosinha. Ele está no partido desde 2021. Em 2022 foi candidato a 2º suplente de senador.  

Brasil

O partido ainda não definiu quem ocupará o destaque que pertenceu a Gleisi Hoffman por mais de uma década diante de um imbróglio gerado no diretório estadual mineiro.  

No entanto, de acordo com o Estadão, o presidente interino do PT, senador Humberto Costa, afirmou que o nome do próximo presidente pode ser anunciado ainda hoje (7). “A depender da votação que exista, a gente já vai poder anunciar. Se o candidato que chegar em primeiro lugar independa dos votos de Minas para ser considerado presidente, nós vamos anunciá-lo, embora não seja ainda o resultado oficial”.

Por Maria Eduarda Metran