O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira, recebeu o título Amigo da Brigada, concedido pela 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, na noite desta sexta-feira (19). A honraria foi entregue pelo general José Fernandes C. dos Santos Filho e reconhece a parceria institucional entre o Legislativo Municipal e o Exército Brasileiro.
Ao comentar o reconhecimento, Bira destacou o sentimento de honra e a importância da atuação do Exército no município e na região do Pantanal. “Eu estou assim, extremamente honrado, extremamente feliz de receber essa honraria do Exército, ser reconhecido como amigo da Brigada. O Exército, sem dúvida nenhuma, é um grande parceiro, não só da Câmara Municipal, mas de uma forma geral do nosso município”.
O vereador também ressaltou os desafios enfrentados pelas Forças Armadas na região de fronteira e a relevância do trabalho desenvolvido em Corumbá. “Não é fácil cuidar dessa fronteira tão extensa, que é do município de Corumbá, que é um município imenso e que abriga o Pantanal, uma terra inóspita, de tão difícil acesso”.
A relação entre o Exército e a Câmara Municipal se construiu ao longo dos anos, com base no respeito e na cooperação institucional. O reconhecimento ao presidente da Câmara reafirma esta parceria histórica.
Para Bira, o Exército se destaca por causa dos seus comandantes sempre dispostos a executar boas ideias que beneficiam o povo corumbaense. “Essa relação do Exército com a Câmara, de respeito, de cordialidade, já precede ao comando do general Carneiro. Eu acompanhei os comandos anteriores, e todos eles, sem exceção, sempre muito solícitos e parceiros da Câmara Municipal”.
A honraria Amigo da Brigada reconhece autoridades e cidadãos que contribuem para o fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e as Forças Armadas, reforçando laços institucionais e o compromisso com o interesse público.
Sediada em Corumbá, a 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, conhecida como Brigada Príncipe da Beira, exerce papel estratégico na defesa da soberania nacional, especialmente na faixa de fronteira oeste do país. A unidade atua em missões de vigilância, combate a ilícitos transfronteiriços, preservação ambiental e apoio à população, além de manter presença constante em ações de interesse social.




