O Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá (3º GBM) registrou sete ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana do município entre as manhãs desta quinta (14) e sexta-feira (15). As chamas foram apagadas em diferentes bairros, dois deles localizados em Ladário.
O primeiro registro foi feito por volta das 16h e se tratou de um incêndio em terreno baldio, atrás da Escola Maria Leite, na rua Joaquim Murtinho. No local, um terreno de 72 metros de fundo, havia grande quantidade de vegetação seca. Foram gastos mais de 1000 litros de água na operação.
Às 18h30, no Bairro Nova Aliança em Ladário, o fogo se alastrou em uma chácara de vegetação rasteira. A queima de descartes de amontado de lixo doméstico foi controlada com 500 litros de água e uso de sopradores e abafadores. Já na madrugada, 00h40, na rua Pio XII, no bairro Boa Esperança, outros 500 litros d’água foram usados para combater o fogo em um terreno vazio de vegetação alta, próximo a áreas residenciais.
Entre 20h e 23h, os militares deslocaram-se para o Dom Bosco, Jardim dos Estados e para as proximidades do assentamento Taquaral.
Um incêndio em terreno baldio, na rua Alan Kardec, Dom Bosco, se alastrou rapidamente na vegetação seca e lixo. Foram consumidos 400 litros de água para apagar o fogo. De acordo com os moradores do local, a origem do incidente teria sido o uso de velas para cultos religiosos.
Na estrada de acesso para o assentamento, rua João Bosco da Motta, os bombeiros precisaram de, aproximadamente, dois mil litros d’água, abafadores, bomba costal e sopradores para controlar o incêndio que queimou cerca de um hectare de vegetação.
A última ocorrência de ontem aconteceu na rua Pará, um incêndio em terreno baldio de área extensa de vegetação alta. As chamas se aproximavam da fiação elétrica e foram contidas com, aproximadamente, 1000 litros de água na operação de combate as chamas.
O Corpo de Bombeiros preparou um guia para orientar a população para a prevenção de incêndios, confira:
“Estamos no período mais seco do ano, quando a baixa umidade, o calor intenso e a falta de chuvas aumentam o risco de incêndios em matas, pastagens e áreas verdes.
Para proteger vidas, o meio ambiente e o patrimônio, siga estas orientações:
1️⃣ Não use fogo para limpar terrenos ou queimar lixo.
Essas práticas podem sair do controle rapidamente e provocar grandes incêndios.
2️⃣ Não jogue bitucas de cigarro ou fósforos acesos no chão.
Mesmo uma pequena brasa pode iniciar um incêndio.
3️⃣ Evite estacionar veículos sobre vegetação seca.
O calor do motor pode provocar combustão.
4️⃣ Mantenha terrenos limpos e livres de vegetação seca.
A limpeza preventiva reduz o risco de propagação do fogo.
5️⃣ Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar – 193.
Quanto mais cedo a ocorrência for informada, menor será o dano.
🔥 A prevenção é a melhor forma de combate!
Corpo de Bombeiros Militar – Salvando vidas e protegendo o meio ambiente.”

