A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 14 de março, a Ação de Saúde Comunitária contra a Chikungunya na ESF Jardim dos Estados, localizada na Rua Marechal Floriano, nº 3550, no bairro Popular.

A atividade acontece das 8h às 12h e tem como objetivo intensificar as ações de prevenção, orientação e atendimento à população, diante da importância do combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, publicado pelo Governo do Estado em 27 de fevereiro, Corumbá possui 234 notificações de casos prováveis de dengue, além de 11 casos confirmados de chikungunya, 20 de dengue e 1 de zika. O bairro Jardim dos Estados é o que apresenta a maior incidência de notificações.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, explica como será a ação e pede a colaboração da população. “Será uma grande ação. Vamos fechar a rua e contamos com os moradores para retirarem de seus quintais os materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.”

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, também destacou a importância da participação da comunidade. “Essas doenças representam um desafio de saúde pública e exigem a participação ativa da população na eliminação dos criadouros do mosquito. A chikungunya é uma doença muito séria e pode deixar sequelas por longos anos. Contamos com todos.”

Durante a ação, equipes da Estratégia Saúde da Família Jardim dos Estados e da Vigilância em Saúde oferecerão diversos serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos de saúde, orientações sobre prevenção das arboviroses e atividades educativas.

Entre os serviços disponíveis estarão:

  • Atendimento médico e de enfermagem

  • Vacinação

  • Vacinação antirrábica (cães e gatos)

  • Farmácia itinerante

  • Testes rápidos para dengue

  • Vacinação para todas as idades

  • Orientações sobre prevenção da chikungunya, dengue e zika

  • Ações educativas e de conscientização

Por Assessoria de Comunicação Institucional