Divulgação

Parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, possibilitou exposição de artesanatos produzidos por detentas do Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano (EPFCAJG) à comunidade local, durante feira promovida pelo Município com o objetivo de valorizar a arte feminina.

O evento foi realizado na ultima sexta-feira (24) dentro da programação de atividades alusivas ao mês da mulher na cidade. Os artesanatos das reeducandas foram expostos para venda.

Durante a exposição, a reeducanda do regime fechado Cristiane Gomes de Macedo, que integra o coral do presídio “Vox in Libertae” se apresentou, cantando quatro músicas. A apresentação foi realizada com autorização judicial.

Para a diretora do EPFCAJG, Anelize Lázaro de Lima, a participação dos trabalhos das reeducandas na feira, bem como a apresentação da interna cantora, é uma forma de humanizar a pena, contribuindo para a reinserção social . “É permitir o resgate da cidadania e a elevação da autoestima. Parcerias como essa, devem ser exaltadas pelo empenho e dedicação dos idealizadores que colocam em prática o tema da ressocialização do sistema prisional”, destacou.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ações como essa que o presídio feminino de Corumbá se fez presente é de grande importância, pois “valorizam a mulher, propiciam autoestima e cultura, melhorando a disciplina, além de incentivar o retorno ao convívio social”, defende.

Por corumbaonline