Crédito: Maria Eduarda Metran

O 17º Festival América do Sul chega ao seu quarto e último dia de programação neste domingo (12). O evento contou com cerca de 47 apresentações artísticas em três dias. As apresentações transitaram entre o circo, a dança, o teatro, a música e muito mais. O comparecimento do público é o que dá o tom à festividade, mas tem sido dificultado devido à onda de calor que atinge a região corumbaense. 

O início das atividades do festival acontece a partir das 8h e termina durante a madrugada. As apresentações diurnas e vespertinas acontecem em vários pontos da cidade, mas, principalmente, em espaços abertos da região central como na Praça da República e Praça Generoso Ponce, algumas em áreas cobertas e outras não. A baixa umidade e a ventilação abafada têm causado desconforto quando somados à alta temperatura durante todo o dia.  

A estudante de pedagogia, Leticia Delmão esteve presente no aulão ‘Passinhos Anos 80 e 90’ e afirmou que se ausentou da plateia de apresentações anteriores devido ao calor intenso.“Vi que tinha programação para às 18h e preferi vir quando o sol baixou, devido ao calor. Eu tenho uma criança pequena e tudo isso compromete. Se está muito quente, é ruim pra sair”.

O engenheiro, Gabriel Santos revelou que deixou de aproveitar mais do evento para não enfrentar o calor e lembrou de quando o FAS acontecia durante o mês de Maio. “Sou fã do quebra-torto e deixei de ir esse ano por causa do calor, porque não queria sair de baixo do ar condicionado. A data do evento não favoreceu, era melhor quando acontecia em maio”. 

Os artistas estrangeiros se surpreendem com o calor do município. A atriz colombiana, Nathalya Santana usou do humor e improvisou o roteiro para expressar o seu desconforto, enquanto atuava na peça Asesinato en el Besitos Night Club. “Aiaiai, como aguenta tanto calor, Brasil?” indagou ao público. 

O Instituto Nacional de Meteorologia classificou Corumbá como a sexta cidade com maior temperatura do país no dia de ontem (11), com máxima de 41.1º às 17h. Entre as dez cidades classificadas, sete são sul-mato-grossenses. O primeiro registro deste domingo, enquanto ainda aconteciam shows no Porto Geral, foi de 31,8º.  

De acordo com informações do Climatempo, o Brasil passa nesta semana pela quarta onda de calor ocorrida no segundo semestre deste ano, que pode ser mais forte do que as anteriores, de agosto, setembro e outubro. O El Niño é apontado como uma das causas. A situação é de alerta vermelho e recomenda-se a hidratação frequente. 

Data

A 17º edição do Festival América do Sul aconteceria entre 28 de abril e 1º de maio de 2023, segundo proposta submetida e aceita em audiência pública realizada em fevereiro deste ano. O Governo Municipal, à época, anunciou que seria solicitada, ao Governo do Estado, uma mudança para que o festival acontecesse no segundo semestre. A cidade realizou outros eventos durante o primeiro semestre como o Carnaval, o Festival Internacional de Pesca e o São João. 

Por Maria Eduarda Metran