O tradicional concurso de Andores Juninos foi uma das atrações da primeira noite do Arraial do Banho de São João de Corumbá. o evento é promovido pela Prefeitura e, de acordo com o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, fortalece a tradição local e renova a fé dos devotos em São João Batista.

Neste ano, o concurso teve uma grande novidade: a disputa nas categorias Tradicional e Pluralidade. Na primeira, o grande vencedor foi Edilson Pinto de Oliveira, com andor “São João Batista. Lição de virtude, retidão e santidade”, que somou seis pontos do júri técnico. Com 5,5 pontos, “Salve São João”, de Dilza Maria Franco Bruno ficou em segundo.

“Tributo a São João Batista – Fé, Devoção e Religiosidade”, de Jorcilene Ibrahim de Almeida, ficou com a terceira colocação; “Andor de Dona Maria Paula”, de Rosana Lídia da Silva Pereira, foi a quarta colocada e “Saudosa Berenice Paes”, de Paulo Paes Vera, ficou com a quinta colocação da categoria Tradicional.

Na modalidade Pluralidade, o grande vencedor foi “São João Batista interceda por nós junto a Nossa Senhora do Pantanal e abençoai nossa cidade Branca”, de Elisangela Pinto de Oliveira. “A alegria da descida do Banho de São João”, de Katryene Hellesberger de Paula, ficou com a segunda colocação e “Encontro pluricultural dos povos fronteiriços no São João de Corumbá”, de Danielle Urt  Mansur Bumlai o terceiro.

A quarta colocação foi do festeiro Jorge Luis Marques Fereira, com o andor “Valei-me São João Batista interceda à luz divina por nós” e a quinta posição de Fernanda Vanucci, com o andor “festa no Sertão”. As premiações foram entregues pelo prefeito Marcelo Iunes, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Iunes, o vice-prefeito, Dirceu Miguéis, o secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal, o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz, e o vereador Alex Dellas.

O júri técnico foi composto por oito pessoas:

João Henrique Santos: Licenciado em História e Arquitetura e Urbanismo. Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas no campo do Patrimônio Cultural Ferroviário, em especial aos espaços ligados a memória do trabalho – as Oficinas de Manutenção e Rotundas – bem como atuou em projetos e consultorias na área de Arquitetura e Patrimônio Cultural.

Idealizador e Mediador do Projeto de Educação Patrimonial “Campão a Pé – Percurso Histórico Cultural”, que nos dias atuais é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC, por meio da Fundação de Cultura de MS e pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente está como Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/MS

Melly Sena: Possui graduação em Letras, Jornalismo e Biblioteconomia. Mestrado em Letras. Tem experiência na área de Letras nos ensinos de Lingua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa, Gestão de Projetos e políticas literárias. Atualmente é efetiva na rede Municipal de Ensino e Gestora de Atividades Culturais na área de Letras na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, onde atua na área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. A partir de 2015 começou a coordenar o Comitê Proler Campo Grande/MS e também o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MS. Doutoradanda na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Assumiu em 2023 o cargo de Gerente de Patrimônio HIstórico e Cultural na FCMS.

Luiz Gustavo da Penha Fontes dos Santos: é formado em Artes Visuais, membro do Conselho Municipal de Política Cultural, desenhista profissional, ilustrador, capista, professor de Arte na Rede Municipal de Educação e hoje responde pela coordenação da Escola Monte Azul.

Rauã Araújo: é natural de Humaitá, no Amazonas, cresceu em Porto Velho, capital de Rondônia. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Rondônia. Atua na área de Comunicação desde 2018, passando pelos setores de produção, assessoria, edição, reportagem e apresentação. Esteve como videorrepórter na Rede Amazônica, afiliada à TV Globo na Região Norte. Atualmente é repórter em Corumbá pela TV Morena, afiliada à TV Globo em Mato Grosso do Sul.

Gabrielle Corrêa: É formada em moda e atua como consultora na área exercendo atividades de personal stylist e produtora de moda. Trabalhou em 11 desfiles de Moda como: Edições do Campo Grande Fashion e Semi final do concurso de Modelo FACES. Estreou na Mídia da Televisão digital e Rádio no ano de 2023 fazendo parte da bancada de apresentadores do Programa Imprensa folia. Atualmente é apresentadora de dois Programas na Nova Rádio Clube 1410 AM, Programa Balada Sertaneja e Happy Hour apresentados de Segunda a Sexta-feira E transmitido via rádio, Sites e demais plataformas digitais.

Maria Eduarda: Cientista Social, pela UFMS. Mestranda de Antropologia Social, pela UFMS. Com ênfase nos estudos da antropologia da religião, devoção, práticas religiosas e parentesco. Professora Substituta do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no IFMS. Participou da Comissão responsável pela criação do dossiê de Registro do Banho de São João como Patrimônio Imaterial.

Luziângela Da Silva Borges: é professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Reside em Corumbá desde 2019 e desde então trabalha com artesanato em couro de jacaré utilizando produtos obtidos de criadouro licenciado pelo IBAMA/IMASUL. Trabalha com arte desde 2000 fazendo costura criativa patchwork, pathaplique, pintura em gesso e MDF, mosaico e picassete. Seu artesanato se destaca pelo foco nas aplicações das diferentes técnicas mencionadas em imagens sacras. É uma as associadas do Corumbá Produz.

Lauzie Xavier: É corumbaense, formada em Arquitetura – especialidade em Patrimônio Cultural e Iluminação Arquitetônica. Atualmente conselheira titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MS e Gerente de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Corumbá.

Por Assessoria de Comunicação Institucional