Divulgação

Para conhecer mais de perto os acontecimentos históricos explicados em sala de aula, alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá visitaram o Museu de História do Pantanal (Muphan), no âmbito da atividade “Oficina Fontes Históricas” e vivenciaram, por meio de documentos e imagens oficiais, a origem do homem pantaneiro.

“Quando começamos a estudar História, logo nos perguntamos: ‘Como é que posso saber se o que aconteceu no passado foi real?’, ou, ainda ‘Que tipo de prova o historiador oferece aos seus leitores, de modo a confirmar a veracidade daquilo que ele está expondo?’. As respostas para essas perguntas necessitam de um esclarecimento sobre aquilo que se denomina ‘fontes históricas’”, explica a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus, sobre como surgiu a ideia de levar os alunos ao Muphan.

“Tendo em vista que Corumbá é uma cidade com patrimônio histórico riquíssimo e os mesmos são tombados culturalmente, a oficina visa trazer conhecimento sobre a região pantaneira e, com isso, contribuir para que os alunos aprendam a identificar, caracterizar e analisar as diversas fontes históricas existentes”, acrescenta a diretora.

Para alcançar esse objetivo os alunos tiveram uma aula teórica sobre o assunto. Em seguida, foram para o Muphan, e na visita tiveram a oportunidade de relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com os acontecimentos históricos apresentados. Os estudantes também assistiram um curta-metragem dentro do Muphan sobre as chamadas “fontes orais”, com relatos dos moradores da cidade. No retorno à Escola do Sesi, foi aplicada uma avaliação com intuito dos alunos assimilarem o conteúdo trabalhado na presente oficina.

“Essa oficina foi muito importante, já que o foco é o Enem, porque ultimamente tem caído muitas questões referentes a esse tema. Foi impressionante ver relatos sobre a História do Pantanal e do Mato Grosso do Sul”, avaliou o aluno Francisco Rickson, do 1°ano B. “A oficina de aprendizagem foi diferenciada, a inovação da vez. No Muphan pudemos analisar várias fontes, tanto materiais quanto imateriais. A oficina foi de bom aproveito para o nosso conhecimento”, emendou Luiz Henrique dos Santos, do 1°Ano A.

“A oficina foi muito interessante pelo fato de aprendermos um pouco mais sobre nossas origens e como nossa cidade se formou e como chegou ao ponto que está nos dias atuais. Espero que mais oficinas como essa ocorram para que os alunos se interessem mais pelo assunto”, finalizou Rhanna Mickene Nascimento, também da turma do 1°Ano.

– See more at: http://www.fiems.com.br/noticias/em-aula-de-historia-alunos-da-escola-do-sesi-de-corumba-visitam-museu-de-historia-do-pantanal/23389#sthash.w429acYq.dpuf

Por corumbaonline

Sair da versão mobile