O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na última sexta-feira, 3, o resultado preliminar da seleção para o cadastro de reserva do Programa de Assistência Estudantil. Estão sendo ofertados a estudantes de cursos presenciais auxílios nas modalidades Alimentação, Indígena e Quilombola, Moradia Estudantil, Permanência e Transporte.
Os valores variam entre R$ 80 a R$ 300 por mês, dependendo da modalidade do auxílio e do campus.
O prazo para interposição de recursos dos candidatos indeferidos termina na terça-feira, 7. O candidato interessado deve enviar o formulário (Anexo 8 do edital) para o e-mail recurso.auxilio@ifms.edu.br.
A divulgação do resultado final da seleção está prevista para quarta-feira, 8.
Importante: em virtude da greve dos servidores, especificamente para o Campus Dourados, o cronograma da seleção está temporariamente suspenso. O novo cronograma será divulgado tão logo o campus normalize o seu funcionamento e retorne regularmente às suas atividades acadêmicas.
Seleção – A classificação foi realizada, após análise de documentação, levando em consideração a renda per capita dos inscritos, tendo como prioridade mediante comprovação:
- ingressantes pela reserva de vagas das ações afirmativas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social (Lei nº 14.723/2023);
- pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda (extrato do último pagamento do benefício), tais como Auxílio Brasil (Bolsa Família), Mais Social e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas);
- que residam em comunidades quilombolas ou indígenas (declaração da respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico);
- egressos do ensino público.
Assistência Estudantil – O Edital n° 17/2024 foi aberto a estudantes dos cursos presenciais técnicos integrados, técnicos subsequentes, do Proeja e da graduação, dos dez campi.
Os discentes classificados comporão o cadastro reserva e poderão ser convocados para o preenchimento de vagas de auxílios que surgirem durante o período de vigência do edital, que segue até dezembro.
Para continuar recebendo o auxílio, o estudante deverá manter frequência mensal de 75% nas atividades escolares e não sofrer sanções disciplinares durante a vigência do benefício. O benefício também poderá ser suspenso a qualquer tempo caso sejam constatadas inverdades na documentação ou no formulário de inscrição.