Na Boca do Túnel

19 de novembro de 2023

Reginaldo Coutinho – Delegado sindical dos radialistas de Corumbá, cronista esportivo, locutor apresentador do programa Transahits na rádio Transamérica

Serc oficializa a desistência do estadual 2024

O que tínhamos conhecimento de duas possibilidades de desistência de Clubes para o Estadual de 2024, a primeira seria o Coxim, mas quem saiu na frente foi a SERC que na quinta feira (16) confirmou a sua desistência, já neste momento como também vínhamos fazendo uma linha de raciocínio, sobem 3 da série B, campeão, vice, e o melhor terceiro colocado, acredito que não há essa previsão no regulamento da competição, o que obriga a FFMS criar os critérios para definir quem vai subir como terceiro, se Coxim também seguir a SERC, sobem os quatros que classificarem para a semifinal. Essa informação já tinha desde o jogo contra o Náutico em Campo Grande, na estreia do Corumbaense no estadual da serie B. Com a folga na tabela nesta sexta rodada, vamos observar como fica a classificação, uma vez que a atual é a seguinte: Corumbaense com 10 pontos na liderança, Náutico com 9, Portuguesa com 7 e São Gabriel com 7, os jogos serão os seguintes: UNIÃO ABC X MISTO, NAUTICO X PORTUGUESA E SÃO GABRIEL X ÁGUIA NEGRA. O jogo que chama a atenção para o Corumbaense é Náutico (9) x Portuguesa (7), vitória do Náutico vai a 12 e buscaria contra o Águia Negra na última rodada a liderança, em caso de vitória, faria 15 pontos, o que não seria alcançado pelo Corumbaense, caso a Portuguesa vença vai a 10 e no jogo seguinte pega o União ABC o que poderia fazer 13 pontos, ao Corumbaense resta vencer o Misto pra fazer 13 pontos, São Gabriel vencendo pode chegar a 10 pontos e não joga na rodada final, ainda tem o Águia Negra que caso vença pode fazer 9 pontos e buscaria fazer 12 pontos contra o Náutico na última rodada, bem embolado para definir as colocações e ver quem vai ter a vantagem de decidir em casa, no caso do primeiro e segundo lugares, de sorte que essa desistência da SERC dá uma aliviada e assim pode ir com tranquilidade para os jogos finais e jogar com o regulamento na mão, pois o primeiro pega o quarto na ida e joga em casa o jogo decisivo, assim com o segundo pega o terceiro e tem a mesma vantagem de jogar em casa.

Vamos esperar a manifestação do Coxim, se confirmar a renúncia, sobem os quatro primeiros colocados para a série A 2024. Lembrando que a final é em uma partida só, com o mando de campo para a equipe que tiver o melhor índice técnico da competição (média). E viva o futebol Sul-Mato-Grossense!!!!!!!!!

Serc apresenta carta de desistência do Estadual de 2024 por motivos financeiros

Uma terceira vaga será debatida em reunião na FFMS, na próxima semana

A diretoria da Serc ( Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão), apresentou na última terça-feira (14), a carta de desistência do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024. De acordo com o documento assinado, os motivos são financeiros. O tradicional clube do interior conquistou duas vezes o Estadual, em 1995 e 2003.  

Conforme o documento apresentado a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), pelo presidente Ijair Irael Tomquelski, apontou problemas financeiros para a retirada do clube das próximas competições.  “A entidade não irá participar do Campeonato Estadual de Futebol por inúmeros motivos, mas principalmente financeiro”, diz trecho da carta.

Devido a retirada da Serc no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024, abre-se uma nova vaga no Estadual da Série B. Os jogos da segunda divisão estão na sexta rodada. Apenas os finalistas garantem a vaga automaticamente na Série A, no próximo ano. 

Conforme apurado pelo Correio do Estado, a federação já estuda possibilidades, mas todos eles serão debatidos em uma reunião com os clubes que está marcada para o início da próxima semana. Há informação pelos corredores da FFMS, que os perdedores das semifinais, podem se enfrentar por uma dessas vagas.  

Neste momento, atual campeão Costa Rica, o vice Operário, Coxim, Aquidauanense, Ivinhema, Novo e Dourados, estão garantidos para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024. 

Fonte: Correio do Estado.

Financeiro?

Se a Serc desistiu de disputar o campeonato de 2024 por razões financeiras, imagine os clubes que não tem um aporte financeiro advindos do agronegócio como a Serc tinha! O campeonato vai estar bem fragilizado e pode ter mais surpresas até o arbitral final, vejo com preocupação a situação do Corumbaense, uma vez que vai conseguir subir, as despesas vão ser maiores se montar um elenco competitivo, vamos ver a logística que o diretor de futebol vai fazer para se manter na serie A, situação bem difícil, pois a SAF do Corumbaense é bem interessante, recebem tudo e administram pessimamente os recursos advindos de patrocinadores, talvez tenha sido o primeiro clube no Brasil a ter a SAF (Só Assim Fazemos), inexplicável é que depois de ser campeão em 2017, pra onde foi o dinheiro da participação da Copa do Brasil? O Clube receber o aporte financeiro da CBF e não conseguiu ser auto-suficiente para se manter, qual é a “Logística” que deu errado para tomar 2 “WO” no Estadual de 2020? Então a volta do Corumbaense ao futebol profissional é cercada de “Mistérios”, não fosse o poder público, sempre seria protelado a volta aos gramados, vamos observar qual vai ser a movimentação para a manutenção na serie A, se deixaram escapar entre os dedos uma oportunidade de ser de fato um grande clube, coisa que esta longe de acontecer, vamos ver o que aguarda o ano de 2024. 

Por Da Redação