As oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia confirmaram na terça-feira (3), com o término do último jogo, a tendência mostrada na fase de grupos: a classificação das seleções que mais pontuaram.
Uruguai, Croácia e Bélgica foram as únicas equipes que disputaram as oitavas com 100% de aproveitamento. Na ordem, as três eliminaram Portugal (que somou 5 pontos), Dinamarca (5) Japão (4).
França e Brasil, que terminaram a primeira fase com 7 pontos, superaram a Argentina (4) e México (6), respectivamente. Rússia, Suécia e Inglaterra progrediram com 6 e despacharam Espanha (5), Suíça (5) e Colômbia (6).
As quartas de final contarão com apenas três países posicionados no top 10 do mais recente ranking mundial da Federação Internacional de Futebol, divulgado em 7 de junho, antes do início do torneio: Brasil (2º), Bélgica (3º) e França (7º).
Já saíram da disputa a Alemanha (1º), que caiu na fase de grupos, Portugal (4º), Argentina (5º), Suíça (6º), Polônia (8º, também na primeira fase) e a Espanha (10º), já que o Chile (9º) não se classificou para a Copa do Mundo.