A Prefeitura de Corumbá participou de reunião técnica com autoridades bolivianas para discutir atualizações no Tratado de Roboré. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Marcelo Iunes no encontro. A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Siena Oliva, também participou da agenda realizada na cidade boliviana de Roboré.

“O Tratado de Roboré, que é de 1958, foi avaliado e uma agenda foi construída no sentido de tratar de sua atualização e adequá-lo à realidade que temos hoje, tanto no que trata da relação do comércio entre Brasil e Bolívia; como fluxo de pessoas e limites fronteiriços”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Corumbá. A organização da cadeia do Turismo em Corumbá, Mato Grosso do Sul e Brasil também foi apresentada às autoridades bolivianas na reunião realizada nos dias 23 e 24 de agosto.

Cássio destacou que em janeiro do ano passado, aqui em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes comandou uma reunião para discutir a necessidade de revisão do Tratado de Roboré e também da portaria que estabelece os critérios para definição de cidades-gêmeas em regiões fronteiriças. Naquela oportunidade foram abordados assuntos referentes ao comércio aduaneiro; comércio exterior; tratados comerciais; atendimento na área de saúde; educação e acordos de reciprocidade transfonteiriça.

Uma nova rodada de debates deve acontecer na primeira quinzena de setembro, desta vez na cidade boliviana de Puerto Quijarro, na zona fronteiriça com Corumbá.

Por Assessoria de Comunicação Institucional