A possibilidade de uma nova data para pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o que estão sugerindo os vereadores Allex Dellas e Elinho Junior, para atender contribuintes que não tiveram como quitar o seu imposto de 2024 no dia 30 de abril.
As solicitações foram feitas na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 20, e atendem pedidos de empresários tendo em vista que, diante da crise no comércio local, muitas pessoas não tiveram como pagar o IPTU à vista, e buscam agora uma nova oportunidade para pagamento em parcela única.
O pedido de Elinho foi por meio de um requerimento em regime de urgência especial e direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, e ao secretário de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula. Já Allex solicitou por meio de uma indicação ao secretário Luiz Henrique.
Os dois solicitaram uma nova oportunidade a estas pessoas que desejam quitar o IPTU, mas não tiveram a oportunidade em abril, em virtude da queda nas vendas do comércio corumbaense, sugerindo que o novo prazo seja no mês de julho.
“Estamos pedindo uma nova data, até o final de julho, considerando a queda nas vendas nos meses de abril e maio, e muitos empresários não conseguiram fazer o pagamento no período previsto”, destacou Elinho.
O IPTU 2024 com desconto de 30% à vista venceu em 30 de abril. Diante da situação relatada pelos empresários, Allex considerou oportuna a possibilidade do Município “estudar uma alternativa, marcando nova data para aqueles que querem pagar o IPTU à vista, mas não tiveram como fazê-lo em abril”.
Os dois sugeriram ainda que o desconto, nesse caso, seria de 25% para pagamento em cota única.