Bastidores da Cidade: Prevenção através de políticas publicas podem auxiliar a diminuir o consumo de drogas

Observando o caminhar do COMAD, estando como suplente da pastoral da sobriedade e com um trabalho por mais de dez anos junto a ACLAUD, posso afirmar que a prevenção, havendo políticas publicas que de o mínimo de condições para as entidades não governamentais, as quais insiro a ACLAUD, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, PENIEL, que ralaram nos últimos anos sempre na expectativa de ter estrutura para o empoderamento, mas reuniões intermináveis, com promessas que sempre desanimaram o grupo em um todo, acredito que o amadorismo ficou para trás, temos que acreditar que formando essa rede, conseguiremos diminuir este quadro nefasto que temos em nossa cidade e região, pois com aliados como o Dr. Rodrigo Blankowiski, que realiza um trabalho de excelência junto ao SIG, entre outros segmentos da força de segurança pública que também estão empenhados, Policia Militar, Policia Federal, Rodoviária Estadual e Federal, Judiciário e Ministério Público Estadual.

Com a reativação do COMAD ocorrido na 1ª Semana sobre Drogas, foi de fundamental importância para quem não acreditava mais que o COMAD poderia vir e cumprir a sua função, tanto que no Grupo do WhatsApp, sumiram todos, eu continuei acreditando, conversando a respeito do assunto, tanto que quando recebi uma informação segura de que o COMAD estava voltando, procurei compartilhar com aqueles que faziam parte do Grupo.   Passou a semana de palestras com autoridades entendidas no assunto e a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Marcelo Iunes, deu-se o ponta pé inicial de uma estrutura que vai ser extremamente importantes para as futuras gerações. Ainda que falte articulação, mas a primeira reunião do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), foi realizada no final da tarde da terça-feira, 31 de julho, assim Corumbá começa a delinear a seu Plano Municipal de Combate e Prevenção às Drogas.

A priori para dar legalidade na reativação do COMAD, assinou como presidente interino, Te, Cel. Freitas e este colunista como vice-presidente interino. Só não consegui entender a nova formatação do COMAD, observo apenas duas entidades não governamentais fazendo parte neste momento do processo de estruturação, acredito que deverá haver uma reunião mais ampliada, inclusive aberta a população que precisa abraçar essa causa em razão desse problema recorrente, que caso não houver interesse, sempre haverá a demanda de venda e consumo de drogas.  Segundo disse o Cel. Freitas, “começamos a discutir o nosso plano municipal, o que município quer para trabalhar a questão das drogas. Como vai participar na repressão, prevenção, os projetos que serão apoiados e quais canais de captação de recursos. A iniciativa primeira do Conselho é apoiar as entidades que fazem o trabalho de prevenção e potencializá-los através da captura de recursos”, disse o secretário especial de segurança pública e defesa social, Cesar Freitas Duarte. O Conselho se reunirá mensalmente. Já o  representante do poder legislativo municipal no COMAD, o vereador André da Farmácia, destacou a importância do Conselho Municipal Antidrogas. “É um mecanismo que permite ao poder público e a sociedade se envolvam em ações de combate, prevenção, tratamento e recuperação. Também permite meios para buscarmos recursos para essas ações. Essa soma de esforços dá maior êxito ao trabalho”.

Participando da reunião, o presidente da subseção de Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Lins, afirmou que a participação da sociedade, junto ao Conselho, é fundamental para o sucesso das ações.

Integram o COMAD a Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos; Desafio Jovem Peniel; Associação de Pais e Amigos de Prevenção e Assistência aos Usuários de Drogas de Corumbá e Ladário (Aclaud); OAB; Poder Judiciário, Mineradora Vale; Poder Legislativo Municipal e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A novidade é a Mineradora Vale estar presente na reunião, pois acredito que ainda não tenha sido de fato eleito os membros efetivos e suplentes do COMAD.

Lembrando que a UFMS, desenvolveu um projeto piloto que englobava cinco escolas, inclusive com o Conselho Escolar Anti-Drogas investidos para estar presente na comunidade escolar, era composto por um professor, pai, e tres alunos.

Boa sorte ao COMAD, que possa ser um elo importante a prevenção nesta cidade.

Reginaldo Coutinho – Delegado sindical dos radialistas de Corumbá, cronista esportivo, locutor apresentador do programa Transnotícias na rádio Transamérica.

Autor:
Da Redação

21°C

Corumbá

Clear

Humidity 70%

Wind 17.70 km/h

  • 18 Aug 201832°C20°C
  • 19 Aug 201832°C16°C