Estudantes de medicina da Unitepc realizam Exame de Grado pela primeira vez em Quijarro

Pela primeira vez, os estudantes de medicina da Unitepc de Quijarro – Bolívia, defenderam o “exame do grado”, na sede de Quijarro – BO, divisa com Corumbá – BR. A avaliação aconteceu nos dias 20 e 21 de junho. Os alunos foram avaliados por uma banca de cinco representantes, com participação da Universidade Pública de Santa Cruz, do Colégio Interno e representantes internos da Unitepc.

A defesa aconteceu no final de junho. Ao todo foram oito acadêmicos que apresentaram a tese, e todos tiveram boas notas e foram aprovados.

Durante a defesa do “Exame de Grado”, os estudantes de medicina devem desenvolver uma historia clinica, defender o caso, responder perguntas referente ao caso clínico do paciente que é escolhido no Hospital San Juan de Dios. O aluno tem 30 minutos para realizar a História Clínica, 10 minutos para responder as perguntas e 10 minutos para expor o caso clínico.

Fábio Rateiro Loio teve 90 pontos no Exame de Grado, foi quem mais pontuou (Foto: Corumbá On Line)

Para o estudante Fábio Rateiro, que teve a maior nota no exame do grado da turma, foi preciso dedicação, e deixar de lado até mesmo o celular. “Me preparei para fazer esta prova, medicina é uma vida. Precisamos estudar bastante, fazer renuncias de algumas coisas, mas no final o resultado é gratificante. Estou muito feliz, e já estou me preparando para o revalida. Foram seis meses de muito estudo de manhã, a tarde e a noite, agradeço  em primeiro lugar a Deus, a minha família e também a Unitepc pela oportunidade de poder concluir meu curso e me sinto preparado para entrar ao mercado de trabalho”, destaca Rateiro.

“A medicina pra mim sempre foi um sonho, conquistei com ajuda de minha família. Não é fácil, muitos começaram poucos terminaram, é uma batalha que merece todo sacrifício. Fomos o primeiro grupo a defender o exame de grado aqui em Quijarro, foi uma experiência que realmente marcou, não sabíamos como seria a banca, as perguntas, mas com certeza foi muito bom. Ser os pioneiros a defender o grado, teremos nossa foto aqui registrado. Agradeço a todos os doutores que nos apoiaram, as perguntas foram difíceis, mas tivemos curso preparatório durante um mês, as aulas foram excelentes, com certeza fez a diferença”, afirma Luciano Fernandes de Barros.

“É um orgulho ter o exame de grado aqui em nossa sede de Quijarro, e já não precisar ir a outra cidade para fazer a prova. Antes os estudantes iam para Cochabamba-BO, fazer o exame de grado. Atualmente temos 300 alunos de medicina na Unitepc de Quijarro, a maioria são estudantes brasileiros. Já temos um novo grupo de alunos que estão se preparando para defender a segunda turma a defender o Exame de Grado na Unitepc de Quijarro, assim que apresentaram os documentos”, afirma o coordenador da Unitepc, Enrique Aguirre Irahola.

De acordo com o vice-reitor da Unitepc doutor Carlos Rivas, é motivo de alegria ter a primeira turma a defender o exame na sede da Unitepc de Quijarro “Os representantes da banca de avaliação do exame de grado parabenizaram a nossa instituição pelas aulas práticas e teóricas que temos oferecido aos acadêmicos, e pelas boas notas que obtivemos como resultado. Na ocasião o Ministério de Educação da Bolívia afirmou que os estudantes já estão preparados para poder exercer a medicina”, disse Rivas.

Entenda o que é o Exame de Grado Boliviano:

Na Bolívia o acadêmico de medicina, após concluir os estudos e o internato, que são no total 6 anos. Em um anfiteatro, com ou sem assistentes, em uma mesa o aluno participa de um  sorteio , e o numero que corresponder será de um determinado paciente, o estudante tem 30 minutos, para ver os dados da história clínica do paciente e depois disso vai fazer a anamnese desse paciente e dar a hipótese diagnóstica para a bancada constituída por 3 médicos (um da faculdade, um do Colégio Médico, equivalente ao Conselho Regional, e um convidado) e ali eles podem perguntar qual seria o tratamento, intercorrências, etc. Em alguns minutos depois o estudante já fica  sabendo se passou ou não. E logo depois de alguns dias já pode pegar o diploma de medicina.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C