Prefeitura repassa mudas de abacaxi para agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá fez nesta terça-feira, 23 de março, a entrega de mudas de abacaxi para agricultores familiares dos assentamentos rurais de Corumbá. Coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar, a aquisição das mudas foi feita pelos próprios produtores. O Município entrou com apoio logístico, motorista, equipe para carga e descarga e também cedeu caminhão para o transporte. O produto foi adquirido na cidade de Sidrolândia (MS).

Foram entregues 10 mil mudas e a Prefeitura vai garantir o apoio técnico aos produtores. A produção pode ser repassada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Essa iniciativa funciona em parceria com o produtor, que faz aquisição da muda, e a Prefeitura faz todo acompanhamento técnico. É uma produção pode ser destinada ao PNAE, o abacaxi está no edital do programa como uma das principais frutas para alimentação escolar. Essa iniciativa vem com o intuito de fortalecer essas relações do produtor com espécies frutíferas”, disse o superintendente de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá.

O superintendente informou que o custo do frete, para os produtores buscarem o produto, é muito alto. “Às vezes, o frete é muito mais caro do que o próprio produto e isso acaba inviabilizando a aquisição desse tipo de muda pelos produtores. Aí entra o Município, que viabiliza o transporte”, afirmou Lúcio ao destacar que a iniciativa segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivo à produção dos agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá.

Ainda de acordo com o superintendente de Agricultura Familiar, o cultivo do abacaxi já houve em Corumbá, de forma localizada, em dimensões menores do que a proposta agora. “São plantas que têm capacidade de fazer uso melhor da água melhor numa região quente. São plantas que lidam melhor com as temperaturas. Então, quando a temperatura elevada, dependendo da cultura, dependendo do solo. No nosso caso aqui são solos mais básicos, não são solos tão ácidos, então esse tipo de cultura tende a responder muito melhor”, completou Lúcio Gabriel. Pelo menos 50 famílias de produtores de assentamentos rurais devem ser beneficiadas com as mudas.

Produtor do assentamento Tamarineiro II Sul, José Carlos Ferreira da Silva, disse que as mudas de abacaxi são para ele uma cultura que pode trazer bons rendimentos em sua produção. “É uma cultura experimental, é a primeira vez que nós vamos plantar. É uma muda que está vindo de fora. Vamos ver como vai ser a produtividade, a aceitação solo. É muito importante essa parceria, porque se cada um tivesse que buscar essa muda fora, dependendo de frete seria inviável. Vindo aqui para os produtores, vai beneficiar as famílias que estão interessadas. É mais uma fonte de renda”, frisou. José Carlos ressaltou que além de vender a produção nas feiras livres da cidade também destina os produtos para o PAA Municipal, PAA Federal e PNAE. “Quando tem a demanda de oferta e procura, a gente atende o mercado também”, ressaltou.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C