Cento e dois produtores do Paiolzinho recebem título definitivo de posse de seus lotes

O prefeito Marcelo Iunes participou na tarde dessa terça-feira, 26 de outubro, da entrega dos títulos definitivos de posse aos 102 pequenos produtores rurais do assentamento Paiolzinho. A solenidade, realizada na quadra da escola municipal da região, foi coordenada pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul e contou om a presença do secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e do secretário-adjunto da pasta, Luciano Leite. O vereador Genilson José representou o Poder Legislativo.

O chefe do Executivo municipal lembrou que a Prefeitura foi parceira do INCRA desde o início do levantamento que resultou nessa titulação, destacou a importância dos pequenos produtores para a economia local e pontuou alguns dos investimentos realizados pela Prefeitura na zona rural, principalmente na conservação das estradas e na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal.

“Corumbá é um dos quatro municípios no Brasil que tem o PAA Municipal. Das 5.570 cidades País, só quatro tem esse benefício. Corumbá dá a oportunidade da aquisição de alimentos com recursos do Governo Federal, mas também com recursos próprios do Município. Além disso determinamos à Secretaria Municipal de Educação para que use o recurso do PNAE também para investir nos assentamentos, na compra da produção local”, enfatizou o prefeito, que complementou:

Fotos: Clóvis Neto

“Se Deus quiser, até o final do ano, vamos entregar os títulos também definitivos do Taquaral, onde são quase 400 lotes. Vai ser muito importante para quem vive nesses locais, sem dúvida alguma. Com o trabalho do INCRA e da nossa ministra Tereza Cristina conseguimos entregar esse tão sonhado documento. Quero agradecer também ao Humberto (Mota Maciel), do INCRA, nessa parceria que tem com o município de Corumbá. Assinamos o Convênio Brasil e com isso poderemos ajudar mais ainda os nossos assentados, porque vamos ter uma autonomia maior nessas áreas”, completou Marcelo Iunes.

Superintendente do INCRA em MS, Humberto Mota Maciel também agradeceu a ministra Teresa Cristina e o chefe da Unidade do INCRA em Corumbá, Dorival Canavarro dos Santos. “Como muita gente fala, o Dorival é uma lenda viva aqui em Corumbá, que conhece tudo, conhece muito sobre a região. Em nome dele, quero agradecer todos os servidores do INCRA e em especial cumprimentar todos os assentados aqui”, afirmou.

“Quero dizer, prefeito, que a gente fica até emocionado de estar aqui. Estava conversando com alguns amigos que eu já tenho de muito tempo – eu hoje estou no Incra, mas sou servidor efetivo do quadro da AGRAER – e já em 2000 falava-se de entrega de título aqui em Corumbá. Eu saí da AGRAER, fui para o INCRA, fui para Brasília, voltei ao Incra e agora a gente continua trabalhando e andando com esses títulos de posse”, prosseguiu o superintendente, que completou:

“Trago para vocês aqui uma um abraço da ministra Tereza Cristina que esteve com a gente hoje pela manhã aqui na cidade, mas por motivo de agenda não conseguimos traze-la ao ato, mas é uma determinação da ministra, é uma é uma determinação presidente Bolsonaro, que a gente entregue os títulos, que a gente entregue crédito, que a gente consiga entregar  fomentos”, prosseguiu o superintendente do INCRA no Estado.

“A ministra prometeu e vamos cumprir. Vamos começar as entregas os títulos do Taquaral ainda esse ano. Vamos começar também o trabalho lá no São Gabriel, porque temos uma porção de coisa para fazer lá antes de título ainda”, finalizou Humberto Maciel, que juntamente com o prefeito Marcelo Iunes entregou o primeiro título definitivo do evento ao produtor Severino Francisco de Lima, de 78 anos.

“Ele esperou uma vida inteira por esse momento. São mais de 25 anos vivendo isso aqui. Hoje, por conta da saúde, ele fica mais tempo na cidade, mas fez questão de vir aqui receber o documento”, disse um dos filhos de Severino. Outro que também se emocionou bastante durante o ato foi Osvaldo Rodrigues da Cruz, de 88 anos. Ele estava acompanhado da esposa, Nilda P. Guerreiro, 70 anos, e da filha Maria Teresa, que chegou ao Paiolzinho com os pais quando tinha 18 anos.

“Faz 26 anos que estamos aqui. Antes não tinha essas estradas, escola, não tinha nada. Eu achei que não ia dar tempo de meu pai receber esse título em vida, mas ainda bem que me enganei. Foi aqui que eles criaram os cinco filhos, deram estudo e formação pra gente. Também como eles, eu estou realmente emocionada por esse momento”, disse a filha do casal.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C