Prefeito participa da abertura da XI Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual

O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura da ‘XI Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual’. Realizada na noite da terça-feira, 02 de agosto, a solenidade aconteceu no Centro Múltiplo Esportivo “Lucílio de Medeiros”. A competição, que reúne atletas de 41 Apaes de Mato Grosso do Sul, faz parte da seletiva para a ‘XIII Olimpíadas das Apaes – Edição Nacional’, que acontecerá em Aracaju (SE), de 05 a 10 de dezembro deste ano. O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo, representou o Governo do Estado na cerimônia.

“Corumbá não poderia deixar de sediar esse grande evento. Teremos aqui a seleção para quem vai disputar a Olimpíada Nacional das Apaes. É importante sediarmos essa etapa estadual, porque além de mostrarmos nossos valores; mostramos que temos um forte serviço de inclusão social”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.“A Apae de Corumbá é uma instituição que ajuda muito o município e Corumbá está de parabéns por receber esta edição das Olimpíadas da Apae, que tenho certeza será um grande evento e, certamente, teremos atletas corumbaenses para disputar o Nacional”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Marcelo Iunes ressaltou que o objetivo dessa etapa Estadual é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares. É trabalhar a inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas. “Todos vocês já são campeões. Não só os atletas, mas também os familiares. Pais, mães, avós, tios, vocês deixam um exemplo para todo nosso Estado de amor, dedicação e compromisso”, completou o prefeito de Corumbá.

Até a sexta-feira, dia 05, Os atletas apaeanos vão disputar as modalidades esportivas: Atletismo, Futebol de Salão, Futebol Society, Handebol, Natação, Tênis de Mesa e Bocha. Participam representantes das cidades de Água Clara, Alcinópolis, Amambaí, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bandeirantes, Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Itaporã, Itaquirai, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.

O presidente da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul, Ottão Pereira de Almeida, agradeceu ao prefeito Marcelo Iunes o apoio para a realização da competição em Corumbá. Ele destacou a luta permanente pela garantia dos direitos, principalmente pela inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, associadas ou não a outras deficiências. “O prefeito é parceiro nosso nessa luta e sempre se colocou à disposição para apoiar a Apae”, disse. Ottão ainda ressaltou os apoios da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e do Governo do Estado, através da Fundesporte.

As Olimpíadas Especiais das Apaes são realizadas desde 1973, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes, que frequentam as entidades, não só participarem de um evento de amplitude nacional, mas também de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Apae Corumbá, Manoel Ferreira dos Santos; o diretor administrativo da Apae Corumbá, Milton Carlos de Melo; o secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu; o secretário de Relações Institucionais, Luciano Costa;; secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão; o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça e o diretor-presidente da Fundação de Esporte (Funec), Luciano Silva de Oliveira. O vereador Bira representou o Legislativo Municipal.