O governador, Eduardo Riedel reuniu-se com os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22). O encontro ocorreu para apresentar um balanço do MS Day Internacional aos parlamentares. Representantes do Governo do Estado, da Casa de Leis e da Federação das Indústrias (Fiems) estiveram em Nova Iorque (EUA) entre os dias 12 e 17 de maio para chamar a atenção do mercado através de reuniões com investidores. 

De acordo com o governador, a reunião se deu para “agradecer essa Casa [ALMS] pelo apoio e detalhar um pouco da visita aos Estados Unidos”, que aconteceu para “apresentar as potencialidades e oportunidades de novos investimentos em Mato Grosso do sul em diversas áreas”.

O diálogo entre executivo e legislativo, no entanto, começou antes da viagem quando o governador fez um convite oficial para a Casa de Leis, que culminou na presença do dep. Paulo Corrêa na comitiva sul-mato-grossensse.

Corrêa destacou que a oportunidade “foi uma iniciativa moderna, do ponto de vista de levar os benefícios do estado, que tem hoje o melhor ambiente de negócios do Brasil, para que os empresários, os banqueiros, as pessoas que articulam grandes negócios mundiais pudessem fazer parceria público-privada. Porque não adianta só ter o empresário interessado, tem que ter a instituição financeira que vai financiar o negócio”.

Ainda, o deputado reafirmou a importância da comunicação do governador para com os legisladores após o evento internacional.

O presidente da ALMS, Gerson Claro comentou que “Mato Grosso do Sul vive um momento extremamente positivo, um ambiente de negócios e um ambiente institucional de enorme prosperidade”.

Além dos parlamentares, participaram hoje do encontro com Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc).

MS Day Internacional

A comitiva sul-mato-grossense participou dos encontros oficiais que faziam parte do “Brazilian Week”, entre eles o Lide (Fórum Lide Brazil Investment 2024) e o Seminário do Valor Econômico (Summit Valor Econômico Brazil – USA).

A agenda foi uma oportunidade de apresentar ao mercado as boas condições de negócio que Mato Grosso do Sul apresenta com bons índices e cenário propício para receber novas empresas. Somente em 2024 são esperados R$ 33 bilhões em investimento privado.

Foram promovidos também eventos específicos para reunir empresários de diferentes setores, incluindo de países como China, Índia e Estados Unidos. Tiveram ainda reuniões particulares com empresas e instituições financeiras importantes, entre elas com Bank of América, BTG Pactual, JP Morgan, Banco J. Safra, XP Investimentos, Citibank.

*Com informações de Danielly Escher, Comunicação do Governo de MS

Por Maria Eduarda Metran