Vereador busca apoio para viabilizar um ‘caminhão da saúde’ para Corumbá

A viabilização de um caminhão tipo baú, com todas as adaptações necessárias para atendimento médico hospitalar na zona rural, é o que pretende o vereador João Mário que, esta semana, durante sessão do Poder Legislativo, solicitando à deputada federal Bia Cavassa, emenda parlamentar para aquisição do veículo e dos equipamentos necessários.

João Mário explicou que o Município conta com um grande número de pessoas residindo na área rural, nos distritos de Albuquerque e Porto Esperança, como também nas regiões de Maria Coelho e Jacadigo, bem como nos assentamentos São Gabriel, Mato Grande, Urucum, Taquaral, Tamarineiro e Paiolzinho. “Com um veículo desse porte, a Prefeitura poderia disponibilizar um melhor atendimento a estas regiões, humanizado, respeitando o direito de todos a uma saúde de qualidade”, explicou.

A ideia do vereador é levar os serviços de saúde mais próximo daquelas pessoas que residem na área rural, reduzindo as filas nas unidades de saúde. O caminhão, conforme ele, seria de equipamentos necessários para a saúde da mulher e do idoso, principalmente.

“Partindo do princípio de que a medicina preventiva é mais eficiente e menos custosa que a curativa, o caminhão da saúde colocará Corumbá no caminho de países de primeiro mundo que desenvolvem um grande trabalho preventivo, com sucesso”, explicou.

O veículo, segundo João Mária, viabilizaria a implantação de um projeto para ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde, viando atendimento preventivo à a população, “com rapidez, agilidade e assertividade, melhorando a saúde e a qualidade de vida da comunidade rural”.

Ele sugeriu que o veículo seja dotado com equipamentos para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e preventivo, inclusive como mamógrafo digital e equipamentos capazes de mensurar sinais vitais, glicemia, colesterol e índice de massa corporal. Contaria também com espaço para atendimento odontológico, oftalmológico, entre outros.

O atendimento, conforme sugeriu, ocorreria também na parte externa, com apoio de uma tenda, que seria utilizado como espaço multimídia para ações educativas (planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna), funcionamento de recepção e espera.

O veículo, conforme o vereador, tem que ser adaptado com rampa de acesso e elevador para cadeirante. Além de atender a zona rural, ele explicou que, para reduzir as filas e agilizar o atendimento, o caminhão a saúde poderá ser usado também em locais onde a demanda por atendimento esteja superando a capacidade da unidade médica local, que são as unidades de saúde, UPA e hospital público, por exemplo, bem como em grandes eventos como carnaval, São João, entre outros, para melhor atender o povo corumbaense e visitantes turistas.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C