Festival América do Sul acontece em novembro; comunidade apresenta propostas

Propostas para a realização da 15ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP), que acontece em novembro deste ano em Corumbá, foram discutidas durante audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 12 de agosto, no auditório do Sindicato Rural do município.

A audiência foi promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Prefeitura de Corumbá. “É importante discutirmos com a comunidade para sabermos o que almejam para o Festival. É fundamental o envolvimento da sociedade, dos artistas locais para termos um evento que contemple todos os segmentos culturais”, disse Mara Caseiro, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O FASP 2019 será realizado no período de 14 a 17 de novembro, informou a presidente da FCMS. Todas as propostas apresentadas durante a audiência pública serão analisadas pela equipe técnica da Fundação. Ela antecipou que, “dentro das possibilidades, o Estado buscará atender aos anseios da comunidade”.

Participando de toda a audiência, o prefeito Marcelo Iunes destacou a maciça participação popular no evento. “Demonstra o grande interesse que o nosso povo tem pela cultura”, disse.

“Estamos à disposição, todo o Executivo Municipal para dar o suporte naquilo que Fundação de Cultura e Governo do Estado precisarem. O importante dos eventos que acontecem em Corumbá é que conseguimos gerar emprego e renda na cidade. temos preocupação em fomentar o nossa economia. Estamos à disposição, podem contar com a Prefeitura para que seja o melhor dos festivais”, afirmou Iunes.

O chefe do Executivo, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Roberto Façanha, entregou uma Moção de Congratulação – aprovada pelos vereadores – à presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Também participaram da audiência pública, a secretária Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, além de demais autoridades municipais e representantes dos diversos segmentos culturais do município.

Algumas propostas

Entre as propostas apresentadas pelos segmentos culturais e comunidade estão a manutenção do concurso “Soy Loco Por Ti América” com participação de estudantes das escolas públicas e privadas da região; manutenção de evento gastronômico com possível inclusão de cozinha-show; envolvimento de manifestações culturais negras com participação de grupos e instituições que trabalham com politicas afirmativas e promovam a expansão da cultura de origem africana no Brasil, como o bloco baiano Ilê Aiyê; inserção da periferia e de artistas de rua na programação; presença de grupos de danças urbanas; interpretes de Libras e Braile; atrações culturais com representatividade local e autoral; ações de inclusão para o público LGBT; divulgação de ações de combate à violência contra a mulher; iniciativas que incentivem a preservação e conservação dos recursos naturais. Também foi sugerida a promoção de um diálogo para definição de uma data fixa para a realização do Festival América do Sul Pantanal.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C