Vale apoia projeto para combater a violência contra crianças e adolescentes no Mato Grosso do Sul

Com uma média de quatro denúncias diárias de violação de direitos de crianças e adolescentes, Mato Grosso do Sul figura entre os 20 estados brasileiros com maior número de casos de violações da população de 0 a 17 anos, segundo informações de 2019 do Disque 100. Para fomentar uma rede de apoio ao tema, a Vale e a Fundação Vale, em parceria com o Canal Futura e as prefeituras municipais de Corumbá e Ladário, promoveram ao longo desta semana o projeto Crescer sem Violência.

Realizadas entre os dias 21 e 28 de novembro, as oficinas tiveram como objetivo disseminar, para educadores e profissionais de organizações que compõem as redes de proteção infanto-juvenil no estado, conteúdos e metodologias interativas de enfrentamento às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes. “A formação irá proporcionar aos profissionais mais efetividade no atendimento ao público, beneficiando e assegurando os direitos das crianças e adolescentes”, explica a analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Cláudia Lopes. A ação integra o compromisso permanente da Vale e da Fundação Vale em fortalecer as comunidades sul-mato-grossenses.


Aluna do Instituto Moinho Cultural se apresenta com a Orquestra Ouro Preto no Inhotim, em Minas Gerais (Crédito: Íris Zanetti)

Outra iniciativa importante realizada em 2019, foi a continuidade do apoio, por meio do Programa Vale Música, a 107 alunos de música do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O patrocínio inclui programas de formação, residências artísticas e encontros musicais em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Ouro Preto. Além das aulas em Corumbá (MS), os alunos que se destacaram nas atividades foram convidados a vivenciar experiências em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde voltarão na próxima quinta (5/12) para uma apresentação de encerramento no Theatro Municipal do Rio.

Em parceria com a Vale, o Instituto Moinho Cultural também levou, através do projeto Roda Moinho, atividades instrumentais e de percussão para 45 crianças das comunidades Antônio Maria Coelho e Urucum, locais que ainda foram palco de oficinas, palestras, apresentações culturais, visitas e bate-papos do Programa de Educação Ambiental. “Faz parte do compromisso da empresa a realização de investimentos socioambientais nas regiões onde atuamos, para mitigar possíveis impactos de operações e fomentar o desenvolvimento local”, explica o gerente de Relações com Comunidades, Vitor Libanio.

Valorizando as diversas manifestações artísticas sul-mato-grossenses, a empresa patrocinou neste mês o Festival América do Sul Pantanal, em Corumbá. “As festas populares reúnem pessoas e exaltam a alegria. Com este patrocínio, conectamos culturas, locais e ideias”, afirma o gerente executivo de Operações Centro-Oeste da Vale, Romulo Rovetta.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C