Exposição “Se São João Soubesse” segue aberta ao público no MUHPAN até o dia 10 de dezembro

O prefeito Marcelo Iunes participou na noite dessa quarta-feira, 10 de novembro, da abertura da exposição “Se São João Soubesse”, do artista plástico Jamil Canavarros.  A mostra ficará disponível para visitação no Museu da História do Pantanal (MUHPAN), das 8h às 12 horas, até o dia 10 de janeiro de 2022.

Durante a visita, o prefeito elogiou o trabalho do artista plástico corumbaense, o grande legado que ele tem ajudado a formar para a cultura pantaneira e destacou a importância do Município propiciar espaços adequados para que os artistas locais possam apresentar seus trabalhos à comunidade.

Neste ano tão emblemático, em que finalmente o Banho de São João é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, Jamil Canavarros, com olhar sensível, nos brinda com uma viagem sensorial por todas as etapas desse festejo: a novena, a subida do mastro, a descida com a imagem do santo e o banho no rio Paraguai.

Nos seus 40 anos de atuação cultural na cidade, ele já participou de diversas exposições coletivas e individuais, tem larga experiência na pintura muralista, recheando a cidade com suas cores e formas e fazendo da própria cidade uma grande tela a céu aberto. Seu trabalho mais recente, representando os festejos populares icônicos de nossa cidade pode ser apreciado quando descemos a ladeira José Bonifácio.

Suas pinturas e esculturas compõem acervos de diversas instituições e equipamentos culturais da cidade. E, além de sua produção artística, Jamil atua como arte educador no projeto Caminhos da Cultura¸ da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, realizando oficinas de cunho sociocultural em Centros de Atenção Psicossocial, estabelecimento penitenciário feminino, escolas e outros locais, oportunizando a descentralização da cultura e o incentivo à arte para todos.

24°C

Corumbá

Mostly Cloudy

Humidity 89%

Wind 6.44 km/h

  • 05 Oct 201831°C22°C
  • 06 Oct 201832°C22°C