Prefeitura capacita guardas civis municipais para porte e manuseio de arma de fogo

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, está capacitando 54 guardas civis municipais para porte e manuseio de arma de fogo do tipo pistola. O curso começou na quinta-feira e termina nesta sexta, 06 de maio, na sede da Guarda.

“Essa qualificação profissional visa basicamente critérios de segurança, montagem e manutenção de primeiro escalão”, explicou o tenente-coronel da Polícia Militar e secretário de Segurança de Corumbá, César Freitas Duarte. Segundo ele, o trabalho faz parte do processo de qualificação e formação da GCM.

“Hoje Corumbá possuiu 47 guardas habilitados (receberam o armamento em outubro do ano passado) e não temos nenhum registro de disparo ou incidente até o momento. Isso mostra o empenho e profissionalismo dos servidores e a qualidade do curso de formação”, completou Freitas.

O secretário municipal afirmou ainda que a Prefeitura está em fase de aquisição de mais 30 pistolas e duas espingardas calibre 12. “O prefeito Marcelo Iunes tem se empenhado para melhoras a estrutura da Guarda Municipal, um exemplo disso é a nossa sede própria. Esses armamentos serão adquiridos com o apoio de emenda parlamentar”.

A Legislação exige que os guardas civis municipais realizem treinamento com pelo menos 80 disparos por ano para manterem o porte de arma de fogo. A capacitação oferecida nesta semana foi realizada pelo gerente de estratégia operacional da Guarda Civil Municipal, Cleber Figueiredo.